Grupos de pesquisa

O LabeUrbe possui dois grupos de pesquisa vinculados. Ademais, os seus pesquisadores também participam de grupos de pesquisa externos ao laboratório e à Universidade.

26 de Novembro de 2019

Coordenação: Elane Ribeiro Peixoto

A cidade historicamente impôs desafios aos seus estudiosos, apresentando resistências a qualquer abordagem totalizante em virtude de sua condição multifacetada proveniente de dimensões sociais, econômicas e culturais. No século 20 e 21, transforma-se incessantemente dificultando ainda mais sua apreensão, frente às definições consolidadas a partir das oposições binárias, hoje destituídas de sentidos. Este grupo abrange pesquisas, sobre o ponto de vista teórico, histórico e crítico, que visam a contribuir para o entendimento das cidades frente à escala e velocidade da urbanização atual. Suas linhas de pesquisa objetivam construir pontes com as ciências socais e humanas, consideradas indispensáveis ao próprio objeto de estudo.

06 de Outubro de 2017

Coordenação: Luciana Saboia

Os estudos visam a compreender a configuração e a apropriação da cidade planejada, construída e vivenciada onde prevalece o caráter non-aedificandi em sua paisagem e território. O grupo define-se como um fórum de pesquisas e estudos permanentes para a produção de conhecimentos acerca das questões urbanas. Os estudos urbanos do laboratório são interdisciplinares, o que implica abordagens que podem se beneficiar do diálogo com diversas fontes disciplinares, como as da arquitetura e urbanismo, da história, da geografia, da antropologia, da sociologia, da filosofia entre outras áreas de conhecimento.

Linhas de pesquisa:

Coordenação: Pedro Paulo Palazzo

Grupo interinstitucional voltado para abordagens interdisciplinares na documentação, conservação e valorização do patrimônio cultural, com foco na arquitetura tradicional do interior continental do Brasil e na construção moderna. Ferramentas e metodologias de análise física, modelagem digital, sistemas de informação e gestão.

O Grupo de Pesquisa Documentação, Modelagem e Conservação do Patrimônio nasce da demanda por um locus institucional, na capital federal, para pesquisas e desenvolvimento tecnológico relacionados ao patrimônio cultural brasileiro. De fato, o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo na UnB, em sua longa trajetória — sendo um dos mais antigos do Brasil —, tardou em abordar seja o patrimônio das preexistências materiais na região de Brasília, seja a patrimonialização da própria capital federal.

Propõe-se a Linha de Pesquisa de Patrimônio Cultural e Preservação como eixo articulador de estudos interdisciplinares, sendo a formação específica da linha complementada com conteúdos das demais Linhas de Pesquisa em todas as Áreas de Concentração. Desta feita, ela apresenta significativa contribuição de docentes da Área de Concentração Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade. Esse caráter interdisciplinar motivou a constituição de um Grupo de Pesquisa com capacidade e integrar os aspectos variados da atuação na Linha, tendo em vista o desenvolvimento de projetos especializados em aspectos teóricos e tecnológicos.

Projetos de pesquisa nessa abordagem vêm sendo desenvolvidos pelos integrantes fundadores deste Grupo de Pesquisa, tanto no âmbito estritamente acadêmico quanto em cooperação com instituições externas. Destacam-se a elaboração de inventários de bens culturais junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pesquisas em durabilidade do concreto e em deterioração eletroquímica de metais na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a implantação do Canteiro Experimental vinculado à FAU–UnB, e pesquisas sobre construção em terra na Universidade Federal da Bahia.