06 de Outubro de 2017

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (1995); Mestre em Urbanismo pelo Institut d'Urbanisme de Grenoble - Université Pierre Mendès France (1997), Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002) e Pós-doutora em Urbanismo pelo Laboratório PACTE - IUG/IGEA da UPMF, em Grenoble (2008). É Professora Adjunta II do Departamento de Teoria e História da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - THA/FAU-UnB (2009). É Vice-Coordenadora do LabEUrbe - Laboratório de Estudos da Urbe, vinculado ao PPG-FAU/UnB. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase na questão do Patrimônio Histórico no contexto do projeto urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, projeto urbano, identidade, memória, desenvolvimento local, espaço e habitação.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Sociologia Urbana pela Universidade de Brasília (1993). Atualmente é professor associado 4 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Planejamento Urbano, com ênfase em Teoria do Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanizacao, urbanismo, metodologia do planejamento, política urbana, planejamento urbano e conceitos de planejamento. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (2004); mestre em Arquitetura da Paisagem com concentração em Desenho e Planejamento Urbanos pela Pennsylvania State University (2007), revalidado pela Universidade de Brasília (2008). Especialista em Geoprossamento pelo Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (2008). Doutora pelo PPG-FAU/UnB, na linha de pesquisa em História e Teoria da Cidade e do Urbanismo (2016). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História do Urbanismo e da Cidade (GPHUC/CNPq-UnB). Interesses de pesquisa incluem processos de urbanização contemporâneos; dispersão urbana; paisagem urbana; história do Urbanismo e da cidade.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2002), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007). Pós-Doutorado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (2008-2010), com bolsa do CNPq. Atuação junto ao quadro técnico da Superintendência do IPHAN no Distrito Federal (setembro/2009-junho/2011). Dentre outras instituições privadas, atuou na Escola da Cidade (2005-2008) e no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília — UniCEUB (2011-2014). Desde 2014 é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Atualmente também é Coordenador Substituto do PPG-FAU/UnB. Destaca-se o interesse por história e projeto, estudando: arquitetura moderna, Brasília, patrimônio, arquitetura contemporânea, fotografia de arquitetura e o morar brasileiro.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Mestre (1996) e doutora (2003) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Bolsista no Laboratoire d'Antropologie et des Institutons Humaine. É Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, docente da graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo, desenvolvendo pesquisas acerca da cidade contemporânea de sua arquitetura e patrimônio. É tradutora, com obras publicadas pela Editora da PUC-Goiás. Co-editora da Revista Paranoá.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

É Professora Adjunta de nível II de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU/ UnB). Atualmente encontra-se em exercício provisório no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Arquiteta e Urbanista graduada pela UFPE (2004). Doutora em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2009). Autora do livro Patrimônio Cultural e Autenticidade: Montagem de um sistema de indicadores para o monitoramento (Editora UFPE, 2011). Sua experiência acadêmica e profissional está centrada na área Planejamento Urbano, especialmente na conservação do patrimônio cultural, com artigos e livro publicados sobre o tema, pesquisas, atividades docentes e apresentação em congressos e seminários.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Arquiteta e Urbanista pela Universidade de Brasília (1997) com estudos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAU/UFRGS (1994), obteve DEA em Arquitetura (2003), doutorado em Teoria e História da Arquitetura e da Cidade na Universidade Católica de Louvain, UCL - Bélgica (2009) com bolsa da CAPES e estudos de pós-doutoramento na Harvard Graduate School of Design, EUA. Orienta Iniciação Científica (menção 2016), Trabalho de Conclusão de Curso (NAB/IAB-DF, 2015; Ópera Prima, 2013), dissertações e teses. É professora (Adjunta IV - DE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UnB (2010). Lidera o grupo de pesquisa Paisagem, Projeto e Planejamento, tendo sido coordenadora do LabeUrbe (2015-2016). Participa como pesquisadora em outros grupos de pesquisa nacionais e também internacionais (Office for Urbanization, Harvard GSD, EUA; UCLouvain, KU Leuven, Belgium). Organizou em parceria com Maria Fernanda Derntl o livro Brasília 50 +50: cidade, história e projeto (Brasília, Editora da UnB, 2014). Elabora projetos de arquitetura e urbanismo (menção IAB-SP, 2016; premiação na NAB/IAB-DF, 2015). Desde 2015, é vice-diretora da FAU - UnB. Pesquisa e publica sobre a relação entre paisagem, cultura e projeto com enfoque nas relações entre paisagem, cultura e urbanismo como também em questões sobre arquitetura moderna, teoria e ensino do projeto. Foi pesquisadora visitante no laboratório 'Office for Urbanization' da Harvard Graduate School of Design, EUA (2017).

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

É Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. Foi Professor Adjunto (DE) do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado e Doutorado em Transportes pela Universidade de Brasília. Foi bolsista da JICA — Japanese International Cooperation Agency no Curso Comprehensive Urban Transportation Planning and Project, realizado em Tóquio. Atuou como Gerente de Projetos no Ministério dos Transportes. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes e Mobilidade Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos e Técnicas de Planejamento, Planejamento Nacional, Mobilidade Urbana, Sistemas de Avaliação, Regulação de Transportes, Sistemas de Informação Geográfica e Análise Espacial e Fundamentos da Pesquisa e Ensino em Transportes. Dentre os diversos projetos dos quais participou destacam-se: Concurso Nacional de Idéias para o Largo 2 de Julho em Salvador (IAB — Instituto dos Arquitetos do Brasil e Prefeitura Municipal de Salvador), 1.º Lugar; Plano Físico-Ambiental do Carnaval de Salvador (Universidade Federal da Bahia — UFBA e EMTURSA — Empresa de Turismo de Salvador); Infra-Estrutura Econômica : Sistema de Informações Geo-Referenciadas — Etapas I e II (IPEA); Desenvolvimento de Metodologia Integrada de Suporte ao Planejamento, Acompanhamento e Gestão dos Programas Nacionais de Transporte (Centro de Formação de Recursos Humanos em Transporte da UnB — CEFTRU e Ministério dos Transportes — MT) e Estudos sobre o Transporte Escolar Rural (CEFTRU e Fundo para o Desenvolvimento da Educação — FNDE). Atuou, também, no Curso de Gestão Estratégica da Mobilidade Urbana (CEFTRU e Ministério das Cidades), e na Oficina de Elaboração de Programas Nacionais de Transporte (CEFTRU e ESAF — Escola Superior de Administração Fazendária / Ministério do Planejamento).

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Professora e pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília desde 2010. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (1995), mestre (2004) e doutora (2010) em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Autora do livro Método e Arte: urbanização e formação territorial na capitania de São Paulo, 1765–1811 (ed. Alameda/FAPESP, 2013, menção honrosa ANPUR 2015). Organizou livros sobre temáticas pertinentes à história da cidade e do urbano, entre os quais Brasília 50+50: cidade, história e projeto (com L. Saboia, EdUnB/2014) e Arquitetura, Estética e Cidade: questões da modernidade (com E. Peixoto, FAU-UnB, 2014). Participou da coordenação geral do XIII SHCU (Brasília/2014). É editora executiva da FAU-UnB. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação da FAU-UnB e do Departamento de História-UnB. Sua principal área de pesquisa é a História da cidade e do urbanismo, com ênfase atual em abordagens comparadas de cidades-capitais e na história de Brasília e suas cidades-satélites.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/

Professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo na Universidade de Brasília (2010). Doutor em Arquitetura e Urbanismo/Estética e Semiótica e Mestre em Teoria, História e Crítica da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de Brasília. Graduado em Arquitetura e Especialista em Extremo-Oriente pela Universidade de Maryland (Estados Unidos, 2003). Arquiteto, urbanista e historiador com pesquisa em patrimônio cultural, sítios urbanos históricos e técnicas de construção tradicionais. Foi professor adjunto da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014–2016) e Coordenador de Museus e Patrimônio Cultural na Secretaria de Cultura do Distrito Federal (2016). Coordenou inventários de bens culturais para a Superintendência do Iphan no Distrito Federal (2012–2017). Organizou o livro Tempos e escalas da cidade e do urbanismo (Brasília: Editora UnB, 2014, com Elane Ribeiro Peixoto, Maria Fernanda Derntl e Ricardo Trevisan). É membro do corpo editorial do Journal of Urbanism (Taylor and Francis).