09 de Maio de 2020

Arquitetura tradicional e sua patrimonialização sob suas perspectivas histórica, social, tecnológica e ambiental. O patrimônio cultural do interior continental do Brasil, especialmente do planalto Central e de Brasília. Perspectivas interdisciplinares no estudo do reconhecimento e apropriação da arquitetura: imprensa, literatura e crítica de arte.

Grupo de pesquisa: Documentação, Modelagem e Conservação do Patrimônio

Projetos de pesquisa:

Procedimentos de levantamento, ensaio, intervenção e replicação em componentes construtivos em terra e concreto, sistemas a estes associados, e técnicas afins. Historiografia e modelagem de sistemas construtivos tradicionais. Metodologias e ferramentas digitais para identificação, documentação, interpretação e gestão do patrimônio cultural.

Grupo de pesquisa: Documentação, Modelagem e Conservação do Patrimônio

Projetos de pesquisa:

06 de Outubro de 2017

Em uma análise crítica do desenho urbano e arquitetônico, qual é o significado estético, existencial, cultural de desenhar e de projetar novas cidades? Como esta ambivalência inerente à condição da modernidade influência o 'fazer arquitetônico'? Os estudos objetivam documentar, refletir e compreender questões históriográficas e teóricas sobre o projeto, concepção e representação arquitetônica pela documentação e análise de morfologias urbanas e tipologias arquitetônicas de cidades novas ou claramente influenciadas pela Carta de Atenas.

Grupo de pesquisa: Cidade, Projeto e Paisagem